terça-feira, 24 de maio de 2011

O Queijo dos Monges !!!!


Inventada e  disseminada  por monges Budistas da China, a  receita do tofu (Queijo de soja assim chamado no ocidente) tem registros de sua existência datando mais de 2000 anos.
Chegando em alguns países do Ocidente junto com o fim da segunda guerra mundial. Só mesmo o Queijo dos Monges para amenizar os ânimos depois de tanto sofrimento. Mas o consumo de tofu e dos derivados da soja foi consolidado em nosso país junto com a chegada das crianças Índigo , as ombreiras, o Morrissey e meu nascimento, é claro, tudo na década de 80.

O Queijo dos Monges (tipo caseiro)  é nada mais que o extrato de soja (leite de soja)  fervido com um coagulante  ( limão, vinagre de arroz, cloreto de magnésio ou nigari ). Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, assado com molho shoyu e etc. Nutricionalmente é rico em proteínas!!!




Tipos de tofú Comercializados: 
Tipo Caseiro 

De consistência firme, sem sal.Pode ser cozido, assado, marinado, empanado, frito e base para vários pratos como: moqueca, kibe, espeto empanado, assado com shoyu ou em conserva como o chanclich.....
Assim como a PVT, o tofu, tanto fresco, como soft, não tem sal nem tempero. Sendo assim podemos abusar nos temperos e especiarias o tofu agrega sabor com facilidade.
Deve ser mantido na geladeira. Depois de aberto, consuma em três dias, e trocando diariamente a água, para não azedar. Não o congele, pois o sabor e a textura podem ficar comprometidos.


Semi firme  soft 

Consistência de  pudim pode ser usado em  saladas, pastas e patês temperados, pudins, tofu cake, cremes doces e mousses.
Deve ser mantido na geladeira. Depois de aberto, siga as mesmas orientações supra-citadas. Não o congele, pois... bem, você já sabe!

 Tofu cream (sabores original, defumado e ervas finas)


Consistência cremosa, pronto para ser consumido e cheio de sabor o tofu cream alegra o café da manhã, seja  com pão, biscoito, torrada, frutas, geléias e etc.
Pode ser usado no macarrão , salada e como recheio para pizza. É um produto prático, saboroso, de baixa caloria e nutritivo.   
Conservar em geladeira.




Tofu defumado
Consistência firme, pronto para consumo. 
Pode ser cozido,  frito, assado, grelhado, de sabor agradável o difícil é parar de comer.
Sugestões que dão muito certo: feijoada, churrasco, tofu def. xadrez, acebolado  e ralado na pizza.
O tofu defumado pode ser congelado, sem problema.

Agora é só escolher e experimentar essas delícias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário